3ª edição da Escala Brasil Transparente

 

Pela terceira vez o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União disponibilizou em seu site o resultado da Escala Brasil Transparente (EBT), índice que mede a transparência pública dos estados e municípios e faz um ranking de cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

Abaixo está o resultado da avaliação para os estados brasileiros:
Houve uma evolução considerável se compararmos à primeira avaliação feita, porém, deve-se ressaltar que atender ao princípio da transparência é um dos pressupostos básicos da administração pública, constituindo-se em uma obrigação dos entes federativos atendê-lo integralmente.

Alguns casos são alarmantes: o Amapá, por exemplo – mesmo com a ampla divulgação do índice e da Lei de Acesso à Informação – ainda falhou em atender todos os critérios elencados, atingindo nota zero; o Rio de Janeiro, segundo maior estado em poder econômico no Brasil, atingiu apenas cinco pontos na escala.
É interessante perceber como esse índice virou algo de interesse da população. Abordagens como essa, tentando facilitar o entendimento da sociedade sobre temas relevantes e fomentando o controle social são essenciais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s