ARTIGO QUE LEMOS #1: Dualidade do Controle Interno no Brasil.

Inauguramos hoje uma nova seção no blog chamada “Artigos que lemos”. O objetivo é divulgar artigos científicos que julgamos interessantes no campo da contabilidade e da gestão pública.
Pra começar, vamos falar do artigo “Combate à corrupção e aprimoramento da gestão: a dualidade do controle interno no Brasil“, de autoria de Cesar Augusto Marx, e publicado na Revista da Controladoria-Geral da União. O objetivo do trabalho é analisar a dualidade existente no papel da Contradoria Geral da União – CGU, presente na concepção de controle interno, na percepção dos auditores.
Dois pontos interessantes:
[1] A boa revisão da literatura referente a ampliação do papel dos órgão de controle interno, baseado no conceito de accountability democrática, e dos conceitos e tipologias relativos a essa dualidade (combate a corrupção x aprimoramento da gestão). Bom para compreender as definições básicas e funções do controle interno na administração pública.
[2] A dualidade na percepção e atuação do auditor. Importante para entender como essa dualidade influencia nos trabalhos, e demonstrar como os auditores lidam com a ampliação do escopo de atuação do controle interno.

Abaixo segue link para trabalho completo.

https://ojs.cgu.gov.br/index.php/Revista_da_CGU/article/view/15

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s