Um papa assassinado, máfia e corrupção

Esse post não é baseado em nenhuma evidência, mas em especulações. Nem por isso ele é menos interessante.

Em 1978, o Cardeal Albino Luciani foi eleito para a mais alta posição na igreja católica e tornou-se o Papa João Paulo I. Surpreendentemente, sua morte ocorreu por ‘problemas cardíacos’ apenas 33 dias após esse evento.

Essa história tem vários detalhes interessantes, mas os pontos intrigantes são: o fato de haver detalhes divergentes sobre quem o encontrou morto; a afirmação do Vaticano sobre a impossibilidade de se realizar o post-mortem (que já havia sido realizado em Pio VIII e Clemente XIV) e de que ele tinha um vasto histórico de problemas cardíacos, o que foi desmentido; a pressa do Secretário de Estado do Vaticano, Villot, em retirar todos os bens e selar o apartamento papal em menos de 12 horas do falecimento; a cremação do corpo…

E o que motivaria seu assassinato?

Quando o Papa era Arcebispo de Vittorio Veneto, ele descobriu um escândalo financeiro e era visto como uma pessoa que tinha interesse e entendia bem os dados financeiros e, já enquanto Papa, vinha demonstrando interesse nas finanças do Vaticano. Alegadamente, a Máfia Italiana estava envolvida em operações ilegais com o Banco Ambrosiano de Milão e o Istituto per le Opere di Religione – ou Banco do Vaticano e como alguns membros do próprio Vaticano estariam envolvidos e receavam ser transferidos ou dispensados… bem, a suposição é que eles tentaram defender seus interesses.

Claro, tudo não passa de especulação, o mistério ainda persiste e existem outros fatos que suportam – como outros que desmentem – essa teoria e não foram citados aqui. Para se aprofundar, leia:

Sites:
Daily Mail – em inglês
The Guardian – em inglês
Wikipedia – em português

Livros:
In God’s Name de David Yallop
A Thief in the Night de John Cornwell

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s