Teoria da Escolha pública e a Unidade de Saúde…

boa novaRecentemente o jornal A Tarde publicou notícia sobre a construção de um posto de saúde no município de Boa Nova, a 480 km de Salvador. Que notícia boa! O prefeito cuidando da saúde da população…bem, o estranho da reportagem é o fato de tal unidade de saúde se encontrar dentro de um condomínio privado.

Um cidadão tão curioso quanto eu poderia perguntar: O que levaria um gestor público a cometer tal ato? O terreno onde estava sendo construída a Unidade de Saúde era da prefeitura? Seria ocupação irregular de área? Como os cidadãos teriam acesso ao posto de saúde, sendo que o condomínio é privado e deve ter restrições de acesso?

A forma como o político utiliza os meios que lhe são colocados à disposição e as motivações que estão na base das ações e atitudes são aspetos muitas vezes postos em causa pelas mais diversas razões e nas mais diversas circunstâncias…

Me fez refletir sobre a Teoria da Escolha Pública e como ela procura explicar as relações sociais voltadas à execução das políticas públicas. Resumindo, a Teoria da Escolha Pública tem seu foco voltado para o comportamento das pessoas envolvidas no processo de tomada de decisões políticas, fazendo um paralelo entre as escolhas individuais e coletivas.

Segundo os teóricos da escolha pública, o comportamento dos indivíduos é impulsionado pelo objetivo de maximização do próprio bem-estar, e as motivações das pessoas no processo político não são muito diferentes daquelas que nos impulsionam no âmbito do mercado, em geral. Ao que parece, a Teoria pressupões que os indivíduos são mais motivados pelo auto interesse do que pelo interesse público, e temos diversos exemplos pelo país que a realidade daquilo que é dito para a população é bem diferente do fornecido…infelizmente.

Por isso, a Teoria da Escolha Pública enfatiza a importância da criação de regras institucionais que definam a convivência social. Mas não basta editar boas leis, é preciso também fiscalizar o seu cumprimento. Fiquemos de olho!

Link para a reportagem: http://atarde.uol.com.br/bahia/noticias/1943561-exprefeito-e-denunciado-por-construir-unidade-de-saude-em-condominio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s