Quer ganhar dinheiro sem trabalhar? (Calma, não é um golpe! É a renda básica universal)

As notícias recentes mundo afora e uma recente aula do doutorado na disciplina de Economia da Informação do Prof. César Tibúrcio me levaram a escrever esse texto.
A renda básica universal (universal basic income ou UBI) vem ganhando força nos últimos tempos com alguns defensores e experimentos. Ela é uma política pública que consiste basicamente em uma ‘mesada’ que o governo dá para todos os cidadãos do país incondicionalmente – ou seja, você não precisa trabalhar nem atender nenhum critério mais específico.
Essa política pública foi implementada pela primeira vez como um teste na Finlândia, onde 2.000 pessoas desempregadas começaram a receber 475 euros mensalmente (cerca de 1.940 reais) a partir de janeiro de 2017. O teste ainda está rolando, já que tem duração de dois anos, e as pessoas não sabem ao certo qual a conclusão do processo.(1)
A renda básica universal é vista como inevitável por alguns especialistas quando ressaltam o crescente avanço da tecnologia e a substituição de profissionais pouco qualificados por máquinas. A tendência alegada é que o número de desempregados crescerá demasiadamente e nós nos depararemos com uma geração de inúteis daqui há algumas décadas..(2) e o governo deve fazer algo para garantir o bem-estar da população.
Alguns dos defensores que acho particularmente interessantes de serem citados aqui são Elon Musk(3) (CEO da TeslaX e SpaceX, considerado um futurista, visionário) e um candidato a Presidente dos Estados Unidos para 2020, o Andrew Yang, democrata que tem como promessa de campanha uma renda básica universal de 1.000 dólares mensais para todos os americanos entre 18 e 64 anos, ou seja, um impacto de 248 bilhões de dólares por mês nos cofres do governo americano. Ele argumenta que a razão da UBI é a crescente automação dos serviços.(4)
screen-shot-2018-03-18-at-9-04-38-pm.png
(Andrew Yang)

Bem, é um assunto bastante controverso e que tem muitos testes a serem realizados e muitos debates contábeis, econômicos, políticos, sociológicos.. teremos que debater e esperar para ver se isso será implantado de fato e, se sim, se será positivo.. mas, enquanto isso, quem quer ganhar uma mesada aí?

Referências:
(1)https://www.theguardian.com/inequality/2018/jan/12/money-for-nothing-is-finlands-universal-basic-income-trial-too-good-to-be-true
(2)https://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2018/01/uma-nova-classe-de-pessoas-deve-surgir-ate-2050-dos-inuteis.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=compartilharDesktop
(tive acesso a essa reportagem através do Prof. José Matias-Pereira)
(3)http://www.businessinsider.com/elon-musk-universal-basic-income-2017-2
(4)https://www.yang2020.com/what-is-ubi/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s