Soluções Blockchain para os sistemas de Infomação da Administração Pública

Você já ouviu falar na tecnologia Blockchain? Já pensou nas infinitas possibilidades que ela pode trazer para otimizar os processos das organizações públicas?

Dias atrás, recebemos do Professor César Tibúrcio (do Blog Contabilidade Financeira) a notícia postada aqui e começamos a pensar sobre o assunto.

Governos como o do Japão e dos Estados Unidos já estão abandonando seus antigos e caros servidores de TI centralizados, que são vulneráveis a ataques cibernéticos e roubos de dados e substituindo-os pela tecnologia usada pelas famosas criptomoedas (moedas digitais, como bitcoin).

O próprio conceito de Blockchain já nos faz ter uma ideia do quão revolucionária esta ferramenta pode ser: “O Blockchain, como seu próprio nome diz, pode ser comparado a uma cadeia de blocos que armazena informações criptografadas e auditáveis. Uma vez colocada uma informação em um bloco nessa rede, ela torna-se imutável e praticamente imune a fraudes.”

Essa definição nos faz pensar sobre a infinidade de aplicações que podem beneficiar a Administração Pública de forma geral. As características do Blockchain trazem grande confiabilidade e elevado potencial de uso em procedimentos de controle por toda a Administração.

O que os governos esperam explorar são os benefícios que a tecnologia blockchain trazem em relação à transparência e a imutabilidade. Se bem estruturados, os projetos que envolvem o uso dessa tecnologia podem revolucionar o compartilhamento e gravação de dados. Isso poderia se aplicar em processos licitatórios e em quaisquer outros registros que os governos desejem unificar, integrando sistemas e melhorando sistemas de governança eletrônica em um movimento marcado em direção à descentralização. A promessa é que o impacto da tecnologia melhora até o acesso aos serviços públicos pelos usuários e a diminuição de fraudes, proporcionando um maior controle da atividade pública e diminuindo a corrupção por meio de ferramentas que propiciam maior transparência.

No Brasil, desde 2017 a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara vem estudando junto ao Tribunal de Contas da União uma forma de usar a tecnologia para integrar os dados do governo federal,  na tentativa de diminuir o risco de se ensejar fraudes ou irregularidades no pagamento de benefícios sociais, por exemplo.

De forma simples, a tecnologia pode aumentar o potencial do que hoje chamamos de Governo Eletrônico, que prega o uso de ferramentas de tecnologia da informação para prestação de serviços públicos com maior facilidade, disponibilidade de dados online, acompanhamento de processos, de contas pública e outros serviços. Acredita-se que o Blockchain pode ter forte impacto na “desburocratização” dos processos, quebrando paradigmas na forma como o governo tem e fornece acesso a dados dos cidadãos e do mercado.

Entidades pioneiras como a Serpro, BNDES, Banco Central já utilizam blockchain em alguma ferramenta de informações, o que mostra  que a Administração Pública brasileira já está criando consciência do potencial dessa tecnologia.

FONTES:
https://www.sollicita.com.br/Noticia/?p_idNoticia=12055&n=blockchain%20-e%20-o%20-fim%20-das%20-licitações

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/542225-ESPECIALISTAS-DEFENDEM-USO-DA-TECNOLOGIA-BLOCKCHAIN-PARA-REDUZIR-FRAUDES-COM-DINHEIRO-PUBLICO.html

 

Um comentário em “Soluções Blockchain para os sistemas de Infomação da Administração Pública

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s