Setor Público gasta 55 milhões por ano com café para servidores

Na minha experiência como servidor público nas esferas federal e municipal me chamava a atenção o quanto que era mobilizado em recursos humanos e financeiros para servir um simples café para os funcionários.
Essa curiosidade me levou a realizar uma pesquisa publicada na Revista do Tribunal de Contas de Minas Gerais em 2016 que constatou um gasto de aproximadamente R$1.000.000 no ano de 2013 apenas em uma Universidade Federal. Atitudes simples como, por exemplo, trocar o café coado por café solúvel reduziriam essas despesas quase pela metade (os defensores do café coado que me perdoem).
O Correio Braziliense agora veio fazer força contra esses gastos que muitas vezes passam despercebidos, que quando são analisados, estudados, provocam reações do tipo “não vai tirar meu café hein!”
Segundo o levantamento, “os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e da Defensoria Pública da União (DPU), gastam, pelo menos, R$ 55,3 milhões por ano com café e com o serviço de copeiragem nos órgãos públicos.”
Mesmo achando o valor subestimado, ainda é uma grande soma! Caso esse dinheiro fosse economizado, o governo poderia construir 733 casas populares, cita a reportagem.
Eu não quero tirar o café de ninguém, sei que o elemento ‘cultura organizacional’ é relevante para o rendimento da organização, mas alguns opções devem ser debatidas e estudadas para que se possa atender, de fato, o interesse público.
Nesse meio-tempo, tomo minhas quatro xícaras diárias. Aceita um café?

Dica do Prof. César Tibúrcio do Contabilidade Financeira. Obrigado Professor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s