Trazemos neste post um compilado de quatro tópicos sobre transparência na gestão pública. São informações e iniciativas para se atualizar com relação a temática, e que promovem a amplificação do debate. Vamos lá!
1. Entrevista sobre Dados Abertos
O primeiro tópico é uma entrevista com Bruna Santos, especialista em Governo Aberto, Gestão Pública e Inovação, concedida ao site da Comunitas. Além de falar sobre a política de dados aberto no Brasil, dos desafios e dificuldades de implementação e das iniciativas já desenvolvidas, ela faz uma interessante reflexão sobre a relevância do tema:
“Dados abertos são fundamentais, mas não garantem o mundo ideal. Porém, sem dados abertos, a possibilidade de cooperação, interação, interoperabilidade, responsabilização, etc, entre os agentes sociais fica limitada e o “organismo social” corre o risco de ficar anêmico”.
Segue link da entrevista completa.
2. Divulgação do Open Data Index
Começa em São Paulo hoje, dia 08/05/2018, a divulgação dos resultados deste ano do Índice de Dados Abertos (ou Open Data Index), fomentado pela Open Knowledge Brasil junto com a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas.
Segundo o Open Knowledge Brasil, busca-se oferecer um “parâmetro de referência sobre a capacidade dos governos de fornecer dados abertos, apresentando essa informação de forma clara, fácil entendimento e usabilidade”. Ademais, o intuito é pautar esse importante tema para as eleições desse ano.
Para o índice Foram analisadas 8 cidades (Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Salvador/BA, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Uberlândia/MG), e apenas 24% das bases de dados se enquadram no conceito de “dados abertos”. As duas cidades do Nordeste apresentaram os piores resultados.
Para mais informações, inclusive sobre a agenda de lançamento, clique aqui e aqui.
3. Construção do 4º Plano de Ação do Brasil na Parceria para Governo Aberto
Está em processo de elaboração o 4º Plano de Ação do Brasil na Parceria para Governo Aberto – Open Government Partnership (OGP). Essa parceria é fruto de uma iniciativa internacional integrada por mais de 70 países, da qual o Brasil é membro-fundador, com o objetivo de promover em escala global a transparência dos governos, o acesso à informação pública, a inovação e participação da sociedade.
A primeira etapa do processo de elaboração foi a de seleção dos temas que farão parte desse 4º plano de ação, com participação do governo e da sociedade civil (essa através de votação aberta). Nesse link constam maiores informações sobre a fase de priorização dos temas.
Após definição dos temas, serão constituídas oficinas de co-criação onde serão discutidos os desafios e a definição dos compromissos do plano, para que assim seja finalmente aprovado.
Importa ressaltar que está em vigor o 3º Plano de Ação Brasileiro, e é possível monitorá-lo por este link.
4. Lançamento do blog Cariri Transparente
Por fim, mas não menos importante (muito pelo contrário, aliás), divulgamos o lançamento do blog Cariri Transparente.
A iniciativa faz parte de um projeto de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA), desenvolvido pela Empresa Junior Práxis Pública. O objetivo é fomentar o controle social na região do Cariri Cearense, em especial, nas cidades que formam o CRAJUBAR (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha).
O Cariri Transparente conta com a participação Prof. Leandro Saraiva, docente da UFCA, e um dos colaboradores do panoramapublico.com.
Desejamos sucesso e longa vida ao projeto!
Um comentário em “Transparência em tópicos”