Pesquisa em contabilidade pública

Abordei em um post anterior (aqui) como pesquisas acadêmicas podem contribuir, de forma mais direta, com soluções para problemas da sociedade. Hoje o foco é mais direto: pesquisas acadêmicas em contabilidade pública.

Indo direto ao assunto, o artigo “Contabilidade aplicada ao Setor Público: o estado da arte da produção de dissertações e teses brasileiras” traz um panorama das pesquisas científicas, até o ano de 2015, na referida área.  Foram analisadas 87 dissertações e teses, as tabelas e gráfico a seguir trazem informações acerca da evolução de publicações, os temas abordados e técnicas de análise.

evolu

distrib

técni

Quanto às publicações de teses e dissertações, verifica-se um crescimento expressivo a partir do ano de 2010, coincidindo com o ano de publicação das Normas Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBCASP). Com relação aos temas, além das NBCASP’s, verifica-se uma predominância de trabalhos sobre a LRF, custos no setor público, controle orçamentário e auditoria. Por fim, quanto à análise dos dados, verifica-se uma boa variabilidade técnicas, inclusive com foco em métodos quantitativos.

Ainda com relação ao assunto, é possível ter um panorama mais atual verificando as publicações nos congressos USP – International Conference in Accounting e Anpcont. No ano passado (2017) trouxemos essas informações sobre esses congressos (USP e Anpcont).

Já este ano (2018), os números são o seguinte: (1) Dos 210 trabalhos aceitos no USP – International Conference in Accounting, 28 (13%) foram na área de Contabilidade Governamental e Terceiro Setor, com destaque para temas como transparência e análise dos gastos públicos. Já no Anpcont foram 18 trabalhos aceitos na área, de um total de 102, ou seja, cerca de 18%. Os números são próximos aos do ano de 2017, o que sugere a presença cativa do tema nos principais eventos científicos do país.

 

 

Fonte:

FARIAS, IVANEIDE FERREIRA; SILVA, JOSÉ WANDERSON LIMA DA ; CABRAL, AUGUSTO CÉZAR DE AQUINO ; SANTOS, SANDRA MARIA DOS ; PESSOA, MARIA NAIULA MONTEIRO. Contabilidade Aplicada ao Setor Público: o Estado da Arte da Produção de Dissertações e Teses Brasileiras. RC&C. REVISTA DE CONTABILIDADE E CONTROLADORIA, v. 9, p. 89-105, 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s