Relação Custo/Benefício dos Municípios

O estadão publicou uma notícia ontem apontando que 1.872 municípios não geram receitas suficientes para pagar nem mesmo os salários do prefeito, vereadores e secretários. E que em cidades com menos de 20 mil habitantes, 90% de suas receitas são oriundas de transferências de outros entes.

Isso quer dizer que esses municípios dependem dos recursos transferidos da União e dos Estados para financiar a máquina pública, sem considerar os recursos necessários para a prestação de serviços a sociedade. E sabe qual o estado com o maior número proporcional desses municípios? Rio Grande do Sul! Imagino que assim como eu, você também tenha errado, pensei que seria um estado da região norte ou nordeste por questão da falta de investimentos em relação as demais regiões.

Mas de forma geral, para alguns, esses dados não são novidades, mas reacendem o debate sobre a nossa atual e futura divisão em municípios.

Em outra notícia do Estadão se aponta uma economia de 6,9 bilhões aos cofres públicos com a fusão desses municípios, dinheiro esse que poderia ser aplicado diretamente no benefício da sociedade.

Em contramão a isso, tramita no congresso projeto de lei para a criação de mais 400 municípios, entende-se que muitas vezes os distritos são preteridos quando da aplicação dos recursos pelo município, assim sendo, a criação de novos municípios trazem mais autonomia para aquela comunidade, neste caso o que se precisa é rediscutir a distribuição tributária brasileira.

Qual a sua opinião sobre o assunto?

Fonte:

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,um-terco-dos-municipios-do-pais-nao-gera-receita-nem-para-pagar-salario-do-prefeito,70002473456

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,fusao-de-municipios-significaria-economia-de-r-6-9-bi-ao-pais,70002473448

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s